sábado, 23 de junho de 2012

"Diário do Tripulante" ao som do Fado... na TVI

E no mês em que Lisboa está em festa, o Fado nos eléctricos é sem dúvida, dos eventos mais procurados e aguardados pelos lisboetas amantes deste cantar popular, agora Património Mundial da Humanidade. Entre jovens e idosos, muitos são os que procuram o eléctrico decorado a rigor com as sardinhas e claro está, com fadistas, guitarristas e muito Fado à mistura. Este ano a iniciativa da EGEAC em parceria com a Carris, não esteve só no 28E, mas também no 12E. 

Mas foi no 28E que tive o prazer de receber a equipa de reportagem da TVI (Lara Santos e Tiago Donato), que foram ver como é ouvir o Fado entre as colinas de Lisboa e saber como surge afinal o blogue "Diário do Tripulante" e mais recentemente o livro que agora chega às livrarias e que pode ser também a adquirido através deste espaço

Afinadas as guitarras, pede-se silêncio, que se vai cantar o Fado no eléctrico. A viagem decorre pelos carris do 28E e pelo meio nunca se sabe o que pode acontecer. Primeiro, discute-se o lugar sentado, depois a vez na fila da paragem, porque o que importa é entrar neste eléctrico que leva o Fado aos bairros mais pitorescos da cidade, por onde passa o 28. E pelo meio, houve ainda quem ficasse sem gasóleo. Interrompeu-se o fado e a viagem, uniram-se forças para empurrar o carro e lá prosseguimos viagem até aos Prazeres. Uma viagem que convido agora a verem ou reverem, através da reportagem da TVI que foi emitida este sábado, 23 de Junho de 2012 no «Jornal da Uma».

 

Esta reportagem é da autoria de Lara Santos com imagem de Tiago Donato e montagem de José Santos e faz parte do bloco do Jornal da Uma, da TVI do dia 23/06/2012 e também está disponível em http://www.tvi.iol.pt/programa/30/videos/128740/video/13653676




2 comentários:

CR 35 disse...

Bravo Rafael! quem é bom merece!e aparecer no Jornal de uma TV por motivos que não sejam tragédias não é para todos.Sempre na primeira "linha" a contar a realidade do dia a dia a bordo dos amarelos da Carris!continuação de boas viagens com ou sem fados.

Flor disse...

Gostei muito de o ver hoje na TVI. Adorava fazer uma viagem no electrico do Fado.

Um abraço Rafael.

Flor

Translate