sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sugestão do Tripulante(12): 12E: A rota do Castelo

A Carris decidiu recentemente promover a carreira 12E como uma alternativa cómoda para conhecer a zona histórica de Lisboa. O Diário do Tripulante deixa então a sugestão para uma viagem pela história da cidade.

Sabia que...

Com o seu percurso circular desde 20 de Novembro de 1997 a carreira 12E que antes desta data era conhecida pelo «sobe e desce» ou pelo eléctrico de São Tomé, tem agora apenas um terminal - a Praça da Figueira. Desta praça o 12 segue até ao Martim Moniz onde percorre o percurso que fazia desde 1947 altura em que a carreira era equipada com carros bidireccionais, os carros 700.
 
A cidade através da carreira...
Passando por alguns pontos de interesse da história de Lisboa, como o bairro da Mouraria, o largo das Portas do Sol que dá acesso ao Castelo de São Jorge, a Sé e a malha urbana da Baixa Pombalina, esta carreira é sem dúvida o ponto de encontro de quem da Praça da Figueira pretende ir até ao monumento que dessa mesma praça se consegue avistar, ou seja o Castelo de São Jorge. 



Vamos ao Castelo!

E se a Carris já lhe deu uma alternativa agradável para ir até ao Castelo, o "Diário do Tripulante", dá-lhe agora a conhecer algumas das imagens que se podem obter daquele que é considerado o monumento mais emblemático da cidade de Lisboa, o Castelo de S. Jorge que é um testemunho relevante de momentos ímpares da história de Lisboa e de Portugal.

Mas para além das bonitas imagens que se podem obter da cidade através das muralhas do Castelo de São Jorge, muitos mais motivos de interesse há para lá das portas do monumento. Eventos durante todo o ano, feiras, exposições, restaurantes e um bairro pitoresco no coração de Lisboa...


O Castelo de São Jorge funciona das 9h00 às 18h00 de1 Nov a 28 Fev, e das 9h00 às 21h00 de 1 Mar a 31 Out. Os residentes do concelho de Lisboa não pagam a entrada que custa 7.50 € e os passageiros dos circuitos da CarrisTur têm desconto, à semelhança do que acontece com outras parcerias e que podem ser consultadas no site do Castelo de São Jorge em castelodesaojorge.pt

Agora é altura de ir até à Praça da Figueira, entrar no 12E e subir à colina do Castelo, conhecer a história de Lisboa e partilhar com os seus amigos uma tarde diferente com muita história à mistura. 

Partilhe a visita no Facebook...

E porque não partilhar a sua visita? Mostre aos leitores do "Diário do Tripulante" a sua visita que teve como base esta sugestão. Capte as imagens de Lisboa, do Castelo e do 12E e partilhe-as em www.facebook.com/diariodotripulante

Boas Vistas e boas viagens a bordo dos veículos da CCFL pelas colinas de Lisboa.  

Fonte: A minha página Carris de Luís Cruz-Filipe; Site Carris.pt; Castelosaojorge.pt

Sem comentários:

Translate